Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

URGENTE: Eduardo Cunha é preso em Brasília

eduardo-cunha-presoA Polícia Federal prendeu, às 13h20 desta quarta-feira (19), o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB), em Brasília. A prisão foi decretada pelo federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Operação Lava-Jato. Cunha será levado para Curitiba (PR).

Nesta quarta, a casa de Cunha na Barra da Tijuca, que fica na zona sul do Rio de Janeiro, também foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal.

O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro deste ano, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, não tem mais foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). O político é acusado de manter contas na Suíça com dinheiro que viria de propina da Petrobrás.

Sem foro, o processo contra Cunha foi deslocado para a 13ª Vara de Curitiba, base da Lava Jato. Na segunda-feira (17), Moro intimou o ex-parlamentar a para apresentar sua defesa prévia em ação penal que atribui ao ex-deputado US$ 5 milhões nas contas secretas que ele mantinha na Suíça.

A mulher de Eduardo Cunha, Cláudia, também é acusada na Lava Jato. Mais de US$ 1 milhão da propina que o peemedebista teria recebido sobre contrato da Petrobrás no campo petrolífero de Benin, na África, foram gastos por ela em compras de luxo na Europa, segundo os investigadores. Cláudia adquiriu sapatos, bolsas e roupas de grife na França, Itália e em outros países europeus.

Deixe seu comentário