Na última quinta-feira (4), um relato postado no facebook chamou a atenção para um problema grave no município de Porto Rico do Maranhão, que é a falta de médicos e medicamentos básicos no posto de saúde do município.
Segundo a internauta Suelene Rhayssa Brito, ao procurar o posto de saúde para que a filha pudesse ser atendida, ela foi informada por uma das funcionárias do local de que a unidade estava sem médicos.
Segundo informações de leitores do blog, existe também por parte do poder executivo a desvalorização dos profissionais da saúde. A população e os profissionais sentem muito com esse abandono por parte da prefeitura, mas os funcionários sentem muito mais com essa falta de valorização da categoria que tem que atender o povo em um local totalmente precário. Essa situação é lamentável, deplorável.
A gestora precisa adotar providências urgentes, pois a população não aguenta mais tanto descaso na saúde pública. A Constituição diz o seguinte: art.II – a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado e município promover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Veja abaixo o relato da internauta :
O serviço de ambulância que deveria transportar pacientes, também tem tirado a tranquilidade de quem depende do transporte.
Para mostrar a situação, outro cidadão Porto-Riquense gravou um vídeo, no próprio celular, e compartilhou-o em redes sociais. O cidadão requisitou o serviço para buscar paciente que havia se submetido a cirurgia em Cururupu. Após várias horas de espera, foi informado pelo representante do hospital, que a ambulância só poderia se deslocar quando houvesse outro paciente precisando de atendimento.
A reportagem aguarda posicionamento da Secretaria de Saúde do município.
Veja abaixo a denúncia