O governador Flávio Dino empossou, ontem, no palácio La Rocque, quatro novos secretários de Estado, em solenidade que representou uma nova fase de diminuição de gastos, agilização de processos administrativos e monitoramento do cumprimento do Programa de Governo.
A reordenação administrativa incluiu a fusão das pastas de Assuntos Políticos e Federativos (Seap) e de Comunicação (Secom), de Agricultura e Pecuária (Sagrima) com a de Pesca e Aquicultura (Sepaq), da Secretaria de Turismo (Setur) com a de Cultura (Secma), além da criação da Secretaria de Governo.
Antigo titular da Seap, Márcio Jerry assumiu a Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap). Já Márcio Honaiser continuará à frente da agora Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O ex-secretário de Cultura Felipe Camarão foi empossado na recém-criada Secretaria de Governo, e em seu lugar assumiu o ex-secretário-adjunto Diego Galdino, que agora será o titular da pasta.
Flávio Dino explicou que as mudanças promovidas têm dois objetivos específicos: reduzir gastos e dar maior eficiência ao Governo. “Quando nós fundimos estrutura estamos visando economias com custeio, sobretudo. Além de estarmos agregando setores que tem finalidades similares para que com isso nós possamos ter maior velocidade na implementação das políticas públicas”, esclareceu.
Falando em nome dos secretários empossados, Felipe Camarão ressaltou que os ajustes são normais na gestão pública e que o Governo continua com o propósito maior de servir a população maranhense. “As metas, as políticas estabelecidas e os compromissos assumidos com a população maranhense ainda no ano de 2014 continuam exatamente os mesmos”, enfatizou o secretário de Governo.
“Exercemos as prerrogativas outorgadas soberanamente pelo povo nas urnas visando exatamente harmonizar o sentido coletivo da nossa equipe em direção à consecução de um único Programa. E nós estamos aferrados a esse conjunto programático que norteia nosso Governo, de melhorar a vida do povo. E é para isso que fizemos essas mudanças”, frisou Dino.
Prestigiaram a solenidade o prefeito Edivaldo, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, deputados estaduais e lideranças políticas de todo o Estado.