O deputado estadual Fernando Braide (PSD) esteve, na tarde de ontem (6), no município de Raposa para acompanhar uma vistoria promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão. O objetivo é identificar soluções para conter a erosão provocada pela maré na Praça do Viva Raposa.
Além dos parlamentares que fazem parte da Comissão de Meio Ambiente, a vistoria foi acompanhada por representantes do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo prefeito do município, Eudes Barros (PL). Durante a visita, além de verificar problemas que afetam a questão ambiental, foi possível identificar os prejuízos causados à população e ao comércio local, no que diz respeito à pesca e ao turismo – principais geradores de renda do município.
“Estamos atendendo ao requerimento da deputada Fabiana Vilar para que viéssemos aqui, verificar esta situação tão grave que vem acontecendo na cidade de Raposa. Viemos com os pesquisadores da Ufma para buscarmos possíveis soluções para este problema, tanto soluções emergenciais como medidas para longo prazo, visto que as erosões que vêm sendo registradas aqui resultam em prejuízos ambientais e econômicos para o município”, destacou Fernando Braide.
A deputada Fabiana Vilar (PL), que levou à Assembleia Legislativa a situação e os danos estruturais que têm ocorrido na orla de Raposa, disse que foi uma visita proveitosa e que, ainda este mês, será realizada uma reunião com professores da UFMA para tratar do assunto.
“Observamos de perto a infraestrutura do Viva Raposa e está completamente comprometida, necessitando urgentemente de medidas corretivas. Diante disso, em parceria com a UFMA, realizaremos estudos visando encontrar uma solução”, enfatizou.