Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

Detran inicia ações do movimento Maio Amarelo

Fachada do prédio iluminada na cor amarela

Até o fim do mês, equipes de Educação para o trânsito do Detran-MA vão estar nos shoppings centers da capital orientando pais e mães sobre o uso correto das cadeirinhas automotivas e dos extintores de incêndio dos veículos. A ação faz parte das atividades programadas para o Maio Amarelo, movimento internacional para a redução de acidentes, liderado pela ONU (Organização das Nações Unidas), e que este ano tem como foco a segurança das crianças no trânsito.

Segundo a ONU, em todo o mundo, mais de 500 crianças morrem todos os dias em acidentes de trânsito. Outras dezenas de milhares ficam feridas, muitas vezes com sequelas permanentes. No Brasil, por dia, mais de 5 crianças são vítimas fatais do trânsito e, por ano, cerca de 15 mil são hospitalizadas devido a acidentes.

 “Os números são alarmantes, e este ano o Maio Amarelo dedica atenção especial para as crianças. Será um mês inteiro para que a sociedade dê atenção a aspectos importantes que podem evitar tragédias e destruir famílias; não dirigir sob efeito de álcool e o uso adequado das cadeirinhas para proteger as crianças. As famílias frequentam os shoppings, por isso, nada melhor que esse local para realizarmos a campanha educativa.”, destaca o diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes.

A iniciativa do Detran-MA foi bem recebida pelo público. Para a técnica em Engenharia Civil, Adriana Martins, o debate sobre a violência no trânsito e o desenvolvimento de atividades que possam reorientar pedestres e condutores são necessários e importantes. “Acho que todas as empresas, as escolas, os hospitais, deveriam adotar o Maio Amarelo. Essa campanha tem que chegar às ruas. Todo dia me deparo com situações de imprudência no trânsito”, diz Adriana.

O superintendente comercial do São Luís Shopping, Ireno Carvalho, achou importante orientar as pessoas sobre o uso dos itens de segurança obrigatórios. “É mais que necessário informar a população. Ensinar sobre o uso da cadeirinha, do extintor e reforçar a importância da Lei Seca despertam a atenção, o que permite uma maior conscientização”, analisou o superintendente.

Deixe seu comentário