O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã da terça-feira (09), uma denúncia grave, feita pelo ex-vereador de São Luís e professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Joan Botelho.
O professor Joan apresentou ao parlamentar, o registro de uma denúncia formulada por ele e encaminhada ao Ministério Público do Maranhão, pedindo investigação sobre o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
A denúncia de Joan está focada no chamado Curso de Formação de Oficiais (CFO) e mostra que está havendo uma alteração em relação à classificação por conta de vários recursos que acabam modificando o resultado. De acordo com Joan Botelho, não existem explicações por parte da UEMA ou de quem quer que seja a respeito da alteração da ordem classificatória.
Joan também afirmou que a prática é antiga e que inúmeros casos já foram registrados. Bira garantiu que ingressará com um ofício à Reitoria da UEMA pedindo explicações a respeito da denúncia formulada pelo professor. O Deputado também encaminhará ao Ministério Público outro ofício, para que a investigação e a solicitação do adiamento da segunda etapa sejam levadas em consideração, a fim de que todas as informações sejam esclarecidas.
O professor Joan fez questão de frisar que ao procurar o Ministério Público e as autoridades, em nenhum momento, o fez com interesse de depreciar a imagem da Universidade Estadual do Maranhão. Mas, sobretudo, fortalecer a Instituição.
“Então é fundamental que a UEMA seja fortalecida. Para isso é preciso que haja completa transparência em todos os seus atos, em todas as suas medidas. Temos que pedir esclarecimento; questionar os procedimentos; pedir um posicionamento da Reitoria da UEMA, do Ministério Público a fim de que esta denúncia possa ser esclarecida e resolvida para o bem do interesse público”, defendeu Bira.