Após prorrogação do prazo em mais 30 dias, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), inicia nesta sexta-feira (15) a fiscalização das faixas exclusivas para ônibus, táxis com passageiro e veículos preferenciais como ambulâncias e viaturas.
De acordo com a Prefeitura de São Luís, desde a instalação da fiscalização eletrônica, a população teve um prazo total de 60 dias para se adaptar às modificações. A fiscalização tem o objetivo de promover maior segurança e fluidez ao trânsito, beneficiando especialmente os usuários do transporte coletivo, segundo a Prefeitura.
As faixas exclusivas foram implantadas nas avenidas Rio Branco, Colares Moreira e Cajazeiras. Com a nova regra de uso, só poderão trafegar nos trechos demarcados ônibus, táxi com passageiros, ambulâncias, viaturas da Polícia e da SMTT. Os demais veículos podem apenas convergir à direita nos pontos sinalizados.
O uso indevido das faixas exclusivas incorre em infração gravíssima, com multa de R$ 293,00 e sete pontos na carteira de habilitação. A fiscalização também se estende aos ônibus, pois os veículos que saírem da faixa exclusiva também serão multados pela infração cometida.