Alunos do Centro de Ensino Prof º José França de Sousa, no município de Raposa, realizaram na manhã desta quinta-feira (30) uma manifestação pedindo o retorno da diretora da escola, a professora Rita de Cássia Carneiro Barros, que foi exonerada do cargo, após publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão, edição do dia 08 de março.
A mobilização na Avenida Principal, reuniu dezenas de pais e estudantes, que com cartazes pediam explicação sobre exoneração da diretora, pedido de uma nova eleição, reforma da quadra da escola, contratação de merendeira e serviços diversos.No período da manhã as aulas foram suspensas, mas a previsão é de que a tarde o funcionamento seja normal.
Segundo uma mãe de aluno que preferiu não se identificar, a motivação da exoneração seria política.
No ano de 2015, houve processo seletivo democrático de gestores escolares, onde Rita de Cassia foi eleita por unanimidade através da votação de pais, alunos e funcionários.
Um novo profissional foi designado interinamente para responder pelo expediente do colégio.
Na tarde de ontem (29), o superintendente da Seduc, Felipe Aragão Costa, emitiu certidão para constatar, que a gestora Rita de Cássia prestou contas dos recursos repassados pela Alimentação Escolar, referente ao ano de 2016.
Abaixo a certidão emitida pela Secretaria de Estado da Educação