Na guerra contra doenças como a dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem recolhido pneus em desuso de 916 pontos estratégicos de controle de endemias como oficinas, borracharias, ferros-velhos e similares na capital. Esta ação previne a criação de focos do mosquito Aedes aegypti e combate o descarte irregular no meio ambiente.
Nesta terça-feira (21), as equipes visitaram estabelecimentos localizados ao longo da Avenida dos Africanos, inspecionando os depósitos e coletando os pneus descartados. No ano passado, foram recolhidos mais de 80 mil pneus. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Vigilância Sanitária, que identificam as áreas de risco e orientam a comunidade sobre o acondicionamento correto destes materiais.
A Prefeitura de São Luís foi a primeira das regiões Norte e Nordeste do país a criar um espaço exclusivo para receber pneus de descarte. Os pneus coletados são levados para um Ecoponto específico para descarte de pneus, instalado na sede da Semosp.