Ellen Nascimento

Blog Jornalístico

MA 203: Nova via garante ligação entre os quatro municípios da grande ilha

foto-handson-chagas-obras-regiao-metropolitana-13-1024x682

Encurtar distâncias e melhorar os acessos entre as quatro cidades que compõem a Grande Ilha de São Luís – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – é um dos principais avanços na mobilidade urbana da região, fato que só é possível com a reestruturação do trecho de 3 quilômetros da MA-203, popularmente conhecida pelos maranhenses como Estrada do Araçagi. Realizada pelo Governo do Estado, a obra tem data prevista de entrega para fevereiro de 2017.

A via, que vai do bairro do Calhau, na altura do Comando Geral da Policia Militar, até o recém construído viaduto, também passou por readequações das faixas de rolamento e no canteiro central, recebendo nova iluminação e retornos de quadra que facilitam o fluxo de veículos no trecho que corresponde ao cruzamento com a MA-202 e a estrada da Raposa, interligando os acessos aos quatro municípios da ilha.

O almoxarife Valdemir Júnior, circula diariamente pelo trecho e afirma já perceber as melhorias na via. “O trânsito começou a fluir com maior facilidade depois que terminaram a duplicação das faixas e o viaduto. Para quem passa todos os dias por essa avenida, a mudança faz toda a diferença”.

foto-handson-chagas-obras-regiao-metropolitana-7

Finalidade pretendida pela obra, que segundo o secretário adjunto de Obras Rodoviárias da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Samuel Gonçalves, corresponde a uma parte do Corredor Metropolitano, vai melhorar o tráfego de veículos na região. “Desde o seu projeto inicial, em 2014, a obra já teve que passar por muitas adequações, sempre visando melhorar o fluxo e a segurança para quem trafega por essa via, mas principalmente mantendo o orçamento inicial, ou seja, não onerando os cofres públicos e permanecendo dentro do planejado”.

Além dos três quilômetros de duplicação da rodovia, a Sinfra concluiu a recuperação do canteiro central e a colocação dos postes de iluminação em todo o trajeto. A fase final da obra ainda contempla a construção de calçada, sarjeta, reparos nas margens da faixa exclusiva para ônibus e a ciclovia na lateral direita da estrada, finalizando com a construção de uma rotatória para melhorar o trafego para os motoristas que precisarem se deslocar no sentido Estada da Maioba/Araçagi. As sinalizações horizontal e vertical de todo o trecho também fazem parte da fase final do serviço.

Francisco Sousa, é motorista da linha Raposa/Araçagi e passa pelo trecho melhorado pelo menos quatro vezes ao dia e conta o que mudou. “O que já está pronto representa uma grande melhora, mas estamos aguardando o final da obra para ter a certeza que até o tempo o trajeto vai diminuir e beneficiar quem passa por aqui”.

Retorno de Quadra

Outra medida que ajuda na fluidez do trafego na área é a pavimentação de 100 metros das ruas que dão acesso à via, totalizando quase 7 km de pavimento novo e garantindo a estruturação dos retornos de quadra – acessos por vias laterais que ligam os cruzamentos-. “Fecharemos os retornos feitos no canteiro central, pois eles causavam lentidão do trânsito nos dois sentidos da via. Em contrapartida, abriremos novos retornos com laços de quadra que evitarão a formação de filas duplas e o congestionamento da avenida”, explicou a engenheira e fiscal da obra, Deilda de Sousa.

Atila Mendes e Diana Oliveira são proprietários de um estabelecimento comercial na altura do acesso à praia do Araçagi e acreditam que depois de entregue, a obra trará mais organização e fluidez ao trajeto. “É muito comum olhar pessoas em alta velocidade, andando pela contramão e desrespeitando os pedestres aqui, mas sabemos que assim que terminada e sinalizada, a obra deixará esse trecho bom para moradores e banhistas”, afirmam.

O acesso à praia do Araçagi será readequado com dois retornos de quadra e sinalização com placas e semáforos.

Fonte: Governo do Estado

Deixe seu comentário