O COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) de Raposa, através da presidente Maria Enildes, em conjunto com a CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional) de Raposa, presidida pela secretária de Agricultura de Raposa, Rosana Dias, e pelo prefeito Clodomir dos Santos, realizaram na última terça-feira (7), das 08:00 às 16 horas, a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Raposa, com o objetivo de promover o debate sobre a política de sistema de segurança alimentar e nutricional do município de Raposa, com foco de assegurar alimentação adequada para todos. O evento teve o suporte da Secretaria de Agricultura do município.
A Conferência visou também, oportunizar discussões, em rede, sobre a melhoria no sistema de segurança alimentar e nutricional do município, além de instituir e apresentar à sociedade a finalidade do COMSEA e CAISAN para o fortalecimento do sistema.
“A Conferência é de suma importância para a sociedade, já que discute a Segurança Alimentar e Nutricional, que garante o direito humano ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade”, explicou a secretária Rosana Dias.
O prefeito Clodomir Oliveira dos Santos e o vice-prefeito Messias Lisboa Aguiar, estiveram presentes no evento, acompanhados de outras autoridades como os secretários Ivonete dos Santos (Finanças), Maria Ivone (Educação), Ricardo Lago (Saúde), Roberto Sousa Alves (Infraestrutura), José Santos (Cultura), Oséias Lisboa (Esporte), Clauber Moreira (Administração), Lília Oliveira (Assistência Social) e Aroldo Rodrigues X (Pesca).
Representantes do Poder Legislativo também prestigiaram o evento, a exemplo do presidente da Câmara, Eudes Barros, e dos vereadores Laurivan Uchôa e Enoque Lisboa.
O cantor e compositor raposense Pereira Filho e a dança portuguesa Esperança de Raposa foram as atrações culturais da Conferência.
A conselheira estadual de segurança alimentar e nutricional, Maria da Conceição de Almeida Ferreira, durante palestra, captou a atenção de todos os presentes ao falar da importância da Segurança Alimentar para os municípios.
Os participantes foram divididos em três grupos para debates e elaboração de propostas, para a composição do documento oficial da Conferência.
Ficaram assim divididos:
Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
Eixo 2 – Estratégia em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional.
Eixo 3 – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema nacional, municipal e estadual de segurança alimentar e nutricional: pacto federativo, participação Social e Intersetorialidade.