Nesta quinta-feira (09), bancários e dirigentes do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) paralisam o atendimento da agência do banco Itaú, no bairro do João Paulo. O objetivo é protestar contra as demissões promovidas pelo banco. Por causa do número insuficiente de funcionários, os bancários estão sobrecarregados de trabalho e sem tempo até mesmo para almoçar. A agência permanecerá fechada das 10h até o término do horário de almoço dos bancários.
Para o SEEB-MA, nada justifica o corte de postos de trabalho, pois o Itaú obteve o lucro exorbitante de R$ 5,733 bilhões somente nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015. As demissões agravam o quadro de exploração, adoecimento e precarização do trabalho dos bancários e do atendimento aos clientes e usuários.
O governo Dilma (PT), que tem sido um paraíso para os banqueiros, poderia impedir estas atrocidades se ratificasse a convenção 158 da OIT que proíbe as demissões imotivadas. Caso os bancos não mudem estas práticas, o SEEB-MA intensificará as paralisações e manifestações nas agências em todo o Estado.