Termina nesta segunda-feira (4) o prazo para regularização do título de eleitor de quem não compareceu às três últimas votações e não justificou a ausência. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado automaticamente.
Para regularizar a situação, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência, portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa (se houver).
As relações com números de títulos passíveis de cancelamento podem ser consultadas nos cartórios eleitorais desde 25 de fevereiro e no portal do TSE (http://www.tse.jus.br), na coluna “Serviços ao eleitor” e no link “Situação Eleitoral”. Caso não se regularizem, esses eleitores terão o título automaticamente cancelado entre os dias 19 e 21 de maio, como prevê a Resolução 23.419 do TSE.
Durante o atendimento o eleitor também pode fazer o recadastramento biométrico eleitoral facial e digital. O procedimento dura em média 20 minutos. Além da foto é recolhida também as digitais. A assinatura do título é o último passo do recadastramento biométrico que estará disponível para todos os eleitores a partir do mês de junho.
Sem o título, o cidadão poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além disso, pode ter dificuldades para ser nomeado em concurso público e renovar matrícula em universidades públicas.
No Maranhão, o total de eleitores que não votaram ou justificaram ausência nas últimas eleições é de 54 mil.