Foi realizada na tarde desta quarta–feira (8) pela a Superintendência Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) uma reunião sobre o projeto de reforma da Rua Grande de São Luís, cuja a ordem de serviço foi assinada no mês de março. A obra faz parte da PAC Cidades Históricas que possui o orçamento de R$ 28,8 milhões.
A previsão para que o trabalho seja executado a partir do mês de agosto deste ano. Um edital para processo licitatório deve ser aberto para a escolha da empresa que vai atuar na execução da obra.
Antes que o projeto seja finalizado, o Iphan realizará diversas reuniões com entidades do poder público para discutir o projeto.
O projeto de reforma inclui manutenções de fiações expostas, revitalização dos casarões, retirada de postes de energia, troca dos paralelepípedos por piso de granito, instalação de uma nova rede de esgoto, implantação de bancos, sinalização, iluminação, lixeiras entre outras melhorias.
A reforma inicialmente ocorrerá no primeiro e o ultimo quarteirão da Rua Grande, logo após as outras quadras serão revitalizadas. A Rua Grande tem 800 metros de extensão, 100 mil pessoas trafegam pelo local todos os dias.