A Prefeitura de São Luís, anunciou a suspensão da vacinação contra a covid-19 de idosos no sistema Drive Thru que vinha funcionando na UFMA.
No comunicado, a prefeitura afirma que quando chegarem novas doses a população será avisada com antecedência e a vacinação contra a covid deve ser retomada, seguindo o calendário de acordo com a faixa etária a ser divulgada.
De acordo com o calendário de distribuição de vacinas apresentado ontem pelo Ministério da Saúde serão entregues ainda em fevereiro 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia e 9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil.
Diversos municípios em todo o país suspenderam a vacinação por falta de imunizante.
Espera-se que o governo federal reabasteça logo todos os estados, com o montante de doses de vacina já anunciado pelo Ministério da Saúde, para que se possa dar sequência à vacinação dos grupos prioritários dessa primeira fase da campanha, tendo em vista que quase todos os municípios já estão com seus estoques zerados.
De acordo com site “Our World Data”, até o momento, 5,6 milhões de vacinas foram aplicadas no Brasil, o que corresponde a 2,6% da população.
Prefeitos e prefeitas estão fazendo a sua parte. Cumpre ao governo federal fazer o mesmo.