O candidato Eduardo Braide (Podemos), venceu neste domingo (29), a eleição para prefeito da capital maranhense com 55,87% dos votos válidos. Ele venceu o segundo turno das eleições municipais contra o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), em uma campanha marcada pela oposição aos partidos da base de apoio ao governador Flávio Dino (PCdoB). A vice-prefeita de sua chapa é Professora Esmênia (PSD).
Em discurso aos apoiadores, Braide agradeceu os votos que recebeu.
“Se alguém, por algum dia, ainda teve dúvida de que São Luís é a ilha rebelde ou de a força do povo é maior que a força do Palácio dos Leões, hoje teve a resposta. Essa eleição nunca foi sobre mim, sempre foi sobre o povo de São Luís. Eu sempre fiz questão de dizer, que se fosse da vontade de Deus, vocês poderiam bater no peito e dizer ‘eu elegi o prefeito de São Luís. Fui covardemente atacado pelo governador do Estado a campanha inteira. Mas não respondi a ele em nenhum momento, porque minha resposta vai ser com trabalho a partir de janeiro do ano que vem”.
“Eu quero finalizar com uma frase. Hoje, a esperança venceu o medo. Mas mais importante, a esperança vai virar realidade a partir do ano que vem. A esperança vai fazer nossa cidade ficar melhor a cada dia. Que Deus nos abençoe e abençoe a nossa cidade de São Luís”.
Eduardo Braide tem 44 anos e é natural de São Luís. Advogado, formou-se em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi eleito por dois mandatos como deputado estadual. Atualmente, está no primeiro mandato como deputado federal.
Em 2016, Braide se candidatou a prefeito de São Luís e, chegou ao segundo turno do pleito terminando a disputa com 243.591 votos, mas foi derrotado para o atual prefeito Edvaldo Holanda Júnior (PTC), então candidato de Flávio Dino.
Plano de governo de Eduardo Braide