Alguns relatos têm surgido na internet sobre um perfil misterioso do WhatsApp que, supostamente, sabe dados e informações pessoais dos usuários que entram em contato. Tudo começa quando você faz uma ligação para um número e a “Momo” (como é chamada) atende. A partir daí, ela começa a falar o seu nome e onde você mora. E é aí que entra o perigo.
Como ninguém sabe quem está do outro lado da linha, é difícil dizer se é um chatbot (robô que responde mensagens automaticamente) ou uma pessoa real. E, caso seja alguém mal intencionado, pode chantagear pessoas mais vulneráveis e conseguir dados como cartões de crédito e conta bancária.
Alguns especialistas de segurança já estão alertando para o perigo real da brincadeira: ser uma isca para obter dados pessoais dos incautos.
Thiago Marques, da empresa de segurança virtual Kaspersky, explica que quando a pessoa adiciona “Momo” na lista de contatos do celular e começa a conversar com o personagem, já pode expor o número do seu celular, e dependendo de como configurou a privacidade no WhastApp.
A foto do perfil pode assustar à primeira vista, mas não é nada mais do que uma peça de arte. Ela foi parte integrante da exposição “Ghost Gallery”, exibida em agosto de 2016 na Vanilla Gallery, em Tóquio. Não há informações do nome original ou quem produziu a escultura.