Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas no último sábado (23), durante o mutirão da catarata e pterígio, promovido pela Prefeitura de Raposa, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com Centro de Olhos Maranhense e o Ministério da Saúde. A ação teve o objetivo de diagnosticar e tratar, cirurgicamente, os casos destas doenças. É intenção do prefeito do município, Clodomir Oliveira dos Santos, que a Semus trabalhe constantemente a realização de mutirões na área da Saúde. O mutirão da catarata e pterígio integra o conjunto de ações preventivas que a Prefeitura está desenvolvendo nesta área.
“O mutirão da catarata e pterígio tem como objetivo reduzir a demanda por cirurgia no município, garantindo assistência, tratamento adequado e colírios aos portadores de glaucoma. Nossa intenção é dar melhor condição de vida ao raposense que sofre com problemas na visão. Essas enfermidades têm um impacto muito grande na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Clodomir.
A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Vila Bom Viver, onde moradores do bairro e áreas vizinhas, passaram por consultas e exames oftalmológicos para detectar possíveis problemas de visão e, dependendo do caso, foram encaminhados a uma clínica especializada para a realização da cirurgia.